quinta-feira, 30 de junho de 2011

Olhar e ser visto e Tarsila e o Brasil dos modernitas

 
A exposição olhar e ser visto e o Brasil dos Modernistas ocorreu na casa Fiat de cultura expondo obras inigualáveis e importantíssimas na história da pintura e artes plásticas.
A exposição ‘’Olhar e ser visto ‘’ tem como tema, retratos, desde pinturas da aristocracia no séc. XIII até pintores como Picasso, Modigliani á Henri Marie Raymond de Toulouse - Lautrec que transformam, inovam e engrandecem de modo único a pintura, como os retratos. O mais impressionante são como tais rostos são retratados pelos diversos artistas  e a deformação dos padrões até chegarem  a arte moderna, um exemplo temos a obra de Picasso –Busto de homem (1909) .

A exposição ‘’ Tarsila e o Brasil dos Modernistas ‘’se mostrou incomparável, simplesmente. Foram 140 obras relacionadas aos modernistas, paisagens e tipos brasileiros. Extraordinários  artistas como Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Alberto da Veiga Guignard surpreendem e tocam não só por terem criado  obras de tamanha  grandeza mas também por  terem sensibilidade e  criatividade infinitas para retratar  a  realidade e a beleza que o Brasil possuía e possui, através do que é simples. Não há como descrever a beleza de todos os quadros vistos porque o significado desta hera moderna vai além do que  é palpável o contexto revolucionário de tais artistas revolucionaram  não só artisticamente mas fizeram florescer naqueles que entendem seu significado uma nova forma de interpretar e sentir ao se deparar com tais obras.

Um comentário: